Uma das principais vantagens do Cloud Computing é pagar somente pelo recurso que utiliza. No caso de servidores EC2, instância ligada é cobrada as horas de uso, desligada não. E para gerar este tipo de economia deve-ser ter uma forma de sempre de desligar e ligar a infraestrutura. Pode se fazer de forma manual, com scripts internos ou então utilizar um produto focado em trazer economia como o Cloud8.
Desde o começo de nossa operação, temos trazido esta economia com tarefas agendadas de ligar e desligar servidores EC2 (bem como upgrade / downgrade) e, no RDS, com upgrade/downgrade e ativação/desativação de MultiAZ. Confira o histórico:
Quem passou a usar esta estratégia, imediatamente passou a economizar e diminuir os custos. Mas sempre ficou uma pergunta no ar… será que não dava para parar RDS também? Pois bem, o AWS acaba de lançar a funcionalidade de stop / start de RDS e já suportamos!
Aproveite os fins de semana e horários não comerciais, pare suas instâncias RDS e economize.
- Desligando aos fins de semana (sexta 19:50 as seg 07:05): > 30%
- Desligando aos fins de semana (sexta 19:50 a seg 07:05) + horário comercial (19:50 as 07:05): > 55%!
Suportamos de forma manual e agendada dentro de uma Automação. Veja como ficou a lista de tarefas para montar o seu workflow agendado de RDS:
A configuração é imediata: entre no agendador, mude a visualização de componentes para ‘Banco de dados’ e selecione os servidores que deseja parar / iniciar.
Nota: só é possível parar um banco configurado como SingleAZ. Neste cenário, monte o seu workflow com uma primeira tarefa de Upgrade/Downgrade desmarcando o MultiAZ e logo em seguida uma tarefa de parar o banco de dados.
Não perca tempo e esforço desenvolvendo scripts, monitoração, auditoria, acompanhando atualizações de APIs e fazendo tratamento de erros inesperados!
Nota: Se você utiliza uma credencial IAM customizada para o Cloud8, insira 2 permissões: rds:StopDBInstances / rds:StartDBInstances