Search
Close this search box.

blog://post

Novidade: Suporte a start/stop de RDS. Muito mais economia!

  • Cloud8
  • Blog
  • Home
  • Novidade: Suporte a start/stop de RDS. Muito mais economia!

Novidade: Suporte a start/stop de RDS. Muito mais economia!

Uma das principais vantagens do Cloud Computing é pagar somente pelo recurso que utiliza.

No caso de servidores EC2, instância ligada é cobrada as horas de uso, desligada não. E para gerar este tipo de economia deve-ser ter uma forma de sempre de desligar e ligar a infraestrutura. Pode se fazer de forma manual, com scripts internos ou então utilizar um produto focado em trazer economia como o Cloud8.

Desde o começo de nossa operação, temos trazido esta economia com workflows agendados de ligar e desligar servidores EC2 (bem como upgrade/downgrade) e, no RDS, com upgrade/downgrade e ativação/desativação de MultiAZ. Confira o histórico:

https://www.cloud8.com.br/blog/como-economizar-na-nuvem-aws-da-amazon-usando-o-agendador-do-cloud8/

https://www.cloud8.com.br/blog/rds-economia-com-upgradedowngrade-automatizado-nova-regiao-frankfurt/

Quem passou a usar esta estratégia, imediatamente passou a economizar e diminuir os custos. Mas sempre ficou uma pergunta no ar… será que não dava para parar RDS também? Pois bem, o AWS acaba de lançar a funcionalidade de stop/start de RDS e já suportamos!

Aproveite os fins de semana e horários não comerciais, pare suas instâncias RDS e economize.

Desligando aos fins de semana (sexta 19:50 as seg 07:05): > 30%
Desligando aos fins de semana (sexta 19:50 a seg 07:05) + horário comercial (19:50 as 07:05): > 55%!

Suportamos de forma manual e agendada dentro de um workflow. Veja como ficou a lista de tarefas para montar o seu workflow agendado de RDS:

A configuração é imediata: entre no agendador, mude a visualização de componentes para ‘Banco de dados’ e selecione os servidores que deseja parar/iniciar.

Nota: só é possível parar um banco configurado como SingleAZ. Neste cenário, monte o seu workflow com uma primeira tarefa de Upgrade/Downgrade desmarcando o MultiAZ e logo em seguida uma tarefa de parar o banco de dados.

Não perca tempo e esforço desenvolvendo scripts, monitoração, auditoria, acompanhando atualizações de APIs e fazendo tratamento de erros inesperados!

Att,
Equipe Cloud8

PS. Se você utiliza uma credencial IAM customizada para o Cloud8, insira 2 permissões:
rds:StopDBInstances
rds:StartDBInstances

O Cloud8 cobra R$0,019/h (1,9 centavos/h) para uma instância RDS ligada. Para RDS desligado, cobramos R$0,009/h (0,9 centavos/h). Ou seja, usando o Cloud8 para economizar no AWS, também economiza no próprio Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários