Search
Close this search box.

blog://post

RDS – economia com upgrade/downgrade automatizado, nova região Frankfurt

  • Cloud8
  • Blog
  • Home
  • RDS – economia com upgrade/downgrade automatizado, nova região Frankfurt

RDS – economia com upgrade/downgrade automatizado, nova região Frankfurt

Economia com RDS

Recentemente suportamos o RDS no Cloud8. Acrescentamos muitas novas funcionalidades como backup e cópia entre regiões (para o uso em ‘disaster recovery’), mas faltava uma forma de economizar, assim como já ajudamos a economizar nos servidores EC2. A partir de hoje está disponível o upgrade/downgrade de um banco de dados RDS, seja de forma manual ou automatizada via agendador.

Confira como ficou o agendador e note que há 2 tipos de mudança com economia que pode fazer 🙂

rds-savings-1

Upgrade/Downgrade de tipo

A primeira forma de economia é trocar o tipo de banco de dados que utiliza. Veja uma tabela exemplo de quanto economizaria:

rds-savings-2

(** dados da região de Virgínia para o MySQL MultiAZ)

Mudança de MultiAZ/SingleAZ

Também é possível trocar entre SingleAZ e MultiAZ. O custo de um banco de dados rodando em MultiAZ é exatamente o dobro de SingleAZ. Veja uma tabela exemplo de quanto economizaria:

rds-savings-3

(** dados da região de Virgínia para o MySQL MultiAZ)

Nota: é possível combinar um downgrade de tipo com mudança de MultiAZ/SingleAZ em um mesmo agendamento e conseguir uma economia ainda maior.

Vantagens e desvantagens dos modelos de economia

Há dois fatores que deve levar em conta quando utilizar o upgrade/downgrade:

  • mudança tipo: o AWS reboota a instância e pode haver um downtime de alguns minutos. Cheque o horário que fará o agendamento e se sua aplicação é resiliente a esta ‘queda’ de banco. Ex: se usar pool de conexões, certifique-se que ele é capaz de se reconectar;
  • mudança MultiAZ: a mudança de MultiAZ não realiza um reboot e é totalmente transparente, sem afetar a aplicação. O risco é ocorrer algum evento justamente no meio da mudança de configuração e o banco de dados entrar em modo de ‘recovery’;
  • tempo de mudança: dependendo da plataforma (MySQL, PostgreSQL, SQL Server ou Oracle), tamanho (em GB) e tipo de instância escolhido, o tempo em que o banco fica ‘pendente’ pode variar.

Vale frisar que sempre que criar um agendamento recomendamos testar bem. No caso do RDS, uma idéia é restaurar um banco de dados idêntico e fazer os testes com este clone.

Nova região: Frankfurt (eu-central-1)

O Cloud8 passa a suportar a nova região lançada pelo AWS: Frankfurt/Alemanha. Todas as funcionalidades que o Cloud8 são contempladas também nesta região. Para recapitular, veja o nosso resumo.

Outras melhorias em geral

Além da evolução do suporte a RDS, também colocamos no ar:

  • suporte a custos do novo serviço AWS Directory Service;
  • mais eventos monitorados de RDS, como quando há falha no master de MultiAZ e quando ocorre um ‘recovery’;
  • gráfico de custos detalhados mostra nome do Load Balancer e não mais código usado pelo AWS (informação recém disponibilizada pelo AWS);
  • gráfico de custos detalhados, no serviço de ‘Transferência de dados’, mostra quanto custa cópia de backups entre regiões;
  • diversas melhorias internas e de performance.

Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!

Obrigado!
Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários