/blog

Lançamento: Integração com RDS – gestão, agendamentos e eventos

Integração com RDS

Atendendo a inúmeros pedidos, o Cloud8 passa a suportar o serviço RDS (gestão de banco de dados do AWS). Neste primeiro release focamos em criar uma visão gerencial de todas as contas/regiões dos banco de dados, nos agendamentos de backups + Disaster Recovery (cópia entre regiões) e na monitoração de eventos. Tudo da mesma maneira como já fazemos com os servidores EC2.

rds-2

Visão gerencial

Criamos uma nova visão – ‘Banco de Dados’ – para consulta consolidada dos bancos de dados de todas as suas contas AWS e regiões.

As seguintes ações para os bancos foram implementadas:

  • Informações detalhadas;
  • Reboot;
  • Backup/snapshot manual com escolha da política de retenção (genérica ou GFS);
  • Tags;

Os backups/snapshots dos bancos foram adicionados à visão “Backups” que já contém os backups dos servidores. Colocamos mais filtros para que possa gerenciar e buscar mais facilmente todos os componentes de backup da sua infraestrutura.

rds-3

Para os backups, implementamos as ações:

  • Informação detalhada;
  • Configuração: mudar política de retenção e comentários;
  • Destruir;
  • Copiar para outra região;
  • Tags;

Nota: Planejamos acrescentar outras funcionalidades no futuro tanto para os bancos de dados como para os backups.

Política de retenção – limpeza de backups

As mesmas regras das políticas de retenção – genérica e GFS – que já usa nos servidores foram implementadas aos bancos de dados.

rds-4

Como estas políticas agregam valor ao backup automático que o AWS fornece?

  • ter uma única política de retenção para servidores e banco de dados;
  • total controle de como manter os seus backups – pode marcar um backup com uma ‘trava de limpeza’ que ele será mantido por exemplo;
  • no AWS os backups automáticos só ficam retidos por no máximo 35 dias. No Cloud8 pode definir políticas até 2 anos de retenção;
  • o horário de execução do backup feito pelo Cloud8 é mais preciso que a janela de manutenção automática, o que dá mais controle e transparência na execução;
  • pode aplicar uma política de retenção GFS e manter cópias de forma diferente diaria, semanal ou mensalmente!

Agendamentos

Assim como para os seus servidores, também implementamos ações agendadas para os bancos de dados.

rds-5

Por enquanto são duas:

  • Backup com escolha da política de retenção (genérica ou GFS);
  • Cópia para outra região (Disaster Recovery);

As ações podem ser combinadas para serem executadas em sequência e para um ou mais servidores ao mesmo tempo.

rds-6

O Cloud8 monitora a execução dos processos de ponta a ponta e envia um email quando há sucesso ou erro.

Eventos e alertas

O Cloud8 monitora os bancos de dados RDS na camada de infraestrutura, capturando os eventos e alertas que o AWS gera. Os avisos se enquadram em 3 categorias:

  • Eventos dos bancos de dados: criação, destruição, mudanças de configuração (Multi-AZ, criação de réplicas, parameter groups, etc), upgrades de versão, reboot e outros;
  • Eventos dos backups/snapshots: criação automática, cópias entre regiões;
  • Alertas e erros: falhas em geral, problemas no Multi-AZ, falhas na réplica, failover Multi-AZ, espaço em disco, uso de MyISAM, problemas com tabelas, avisos do AWS, etc

rds-7

Esta funcionalidade é particularmente muito importante pois dá a visibilidade do que está acontecendo com os seus bancos. Um cenário comum é ocorrer um failover Multi-AZ, o AWS ‘chavear’ o seu banco e depois refazer o ‘sync’ das transações. Numa situação destas o downtime seria entre alguns segundos ou minutos e uma aplicação com pool de conexões teria que se reconectar. É vital saber se um evento assim ocorre para ter certeza que sua arquitetura comporta a mudança.

Nota: não monitoramos o ‘ping’ do servidor ou se a porta de conexão está no ar – quando o AWS gerar um alerta sobre um cenário como este, capturamos as mensagens e avisamos. Os alertas do Cloud8 são uma complementação a sistemas focados em monitoração externa.

Segurança

Para utilizar os recursos dos eventos/alertas é necessário dar permissão para algumas APIs. Caso a sua credencial não tenha todas as permissões, receberá um email com o que precisa fazer. Se desejar realizar a configuração, consulte a nossa página de ajuda com as permissões mínimas de credencial para executar no Cloud8.

Todos os comandos relativos a RDS são registrados no log de auditoria e armazenamos os eventos por prazo indefinido.

Custos

Durante o período beta que deve durar até 31 de outubro não haverá custos. A partir do dia 1 de novembro será cobrado R$0,019 (1,9 centavos de real) por hora por banco de dados RDS (aproximadamente R$14,00/mês), não importa o tamanho e configuração (pode ser Single-AZ ou Multi-AZ). Se a sua conta não tiver nenhum banco, pode deixar o gerenciamento habilitado que nada seria cobrado.

Habilitamos o RDS para todos, mas não é mandatório usar o RDS. É possível escolher inclusive a região que deseja habilitar o gerenciamento do RDS. Para isto, clique no menu esquerdo “Provedores” e em seguida “Editar”.

rds-1

Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!

Obrigado!
Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Comentários