/blog

Novas métricas, catálogos de componentes, PagerDuty

Revisitando: economia de custos

Nesta realidade tempos de dólar alto, a pergunta mais frequente que tem sido feita, é como o Cloud8 pode ajudar a economizar. Seguem os dois links com explicações detalhadas de como economizar até 40% com simples ações executadas pelo agendador:

Economizando no EC2

Economizando no RDS

Métricas dos servidores, discos e banco de dados

Melhoramos significativamente a análise das métricas dos componentes do seu cloud.

new-metrics-1

Confira as melhorias:

  • Visualização: múltiplas métricas de clientes, regiões e componentes distintos no mesmo gráfico;
  • Filtros: gravar o relatório que criou e depois poder acessar rapidamente;
  • Parâmetros: tipo de métrica (Média, Máximo, Mínimo, Todos), intervalo (de 5 em 5 minutos, por exemplo) e período (últimas 48 horas) ou período customizado

Casos de uso:

  • Plotar no mesmo relatório as CPUs dos servidores web e a CPU do RDS – dá para acompanhar exatamente os picos e se há correlação;
  • Comparar clientes diferentes que tenham o mesmo deploy de sistema;
  • Acompanhar a rede de um gateway e comparar com algum servidor crítico dentro da sua arquitetura;
  • Combinar todas as métricas de RDS em um mesmo lugar: CPU, número de conexões, memória livre, espaço livre;

Integração de incidentes com o PagerDuty

Uma das características bem bacanas do Cloud8 é a monitoração do status da infraestrutura dos servidores que o AWS disponibiliza. Por meio das APIs (ou do próprio console) é possível saber como estão a rede do seu servidor e o status do host onde está rodando a sua máquina virtual.

Quando há algum problema, o AWS muda o status e o Cloud8 o captura, enviando um email sobre este incidente e depois alertando quando estiver tudo bem novamente.

Este tipo de alerta é extremamente útil para o diagnóstico do que realmente ocorreu no incidente.

Suponha que o seu servidor/sistema parou de funcionar. Quase todo mundo já dispõe de um sistema de monitoração – PingDom, Nagios, Zabbix, etc – e ele alertaria. A primeira reação seria tentar logar no servidor com problema e depois do reboot/mitigação, olhar logs da aplicação, revisar arquitetura, conectividade, etc. Ou seja, tempo e trabalho que pode ser inútil e improdutivo dependendo realmente do que ocorreu.

Ao combinar o alerta de infraestrutura com a notificação destes sistemas, é possível chegar a um diagnóstico mais rápido e preciso: afinal, se por acaso, foi problema na infraestrutura, não é necessário gastar tempo com pesquisas e remedia-se melhorando a arquitetura para torná-la mais robusta e resiliente.

Agora estamos facilitando ainda mais o diagnóstico ao integrar os alertas de infraestrutura do AWS com o PagerDuty. O PagerDuty é basicamente um sistema de gerenciamento de incidentes. Ao abrir um novo incidente, por meio de uma escala de notificações, ele envia os alertas para as pessoas/times pelo meio (email, SMS, etc) e políticas configuradas. Ele também integra com praticamente todos os sistemas mais comuns de mercados – Zabbix, Nagios, etc.

Indiretamente, é possível integrar o Cloud8 com qualquer plataforma de monitoração!

Catálogo: exportação dos componentes

Disponibilizamos a pedido, um botão para exportar em CSV os seus componentes. new-metrics-2 Você pode exportar: Zonas de DNS, Servidores, Discos, Bancos de dados RDS, Backups/Imagens, Snapshots, Grupos de segurança e Chaves Privadas.

Casos de uso: catálogos para geração de relatórios, inventário, integrações com outros sistemas, planejamento de manutenções, etc.

Outros

Além dos tópicos principais:

  • Novo evento RDS: Sistema Operacional pode matar o processo do banco se houver algum parâmetro configurado errado nos ‘Parameter Groups’;
  • Visualização do ID da VPC em que está o servidor e o banco RDS;

Sugestões? Dúvidas? Críticas? Envie para nós!

Obrigado!

Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Comentários