Search
Close this search box.

blog://post

Nova análise de custos cloud, relatórios customizados e logotipo

  • Cloud8
  • Blog
  • Home
  • Nova análise de custos cloud, relatórios customizados e logotipo

Nova análise de custos cloud, relatórios customizados e logotipo

Novidade: Análise de custos e utilização reformulada!

Já fazia algumas semanas desde o nosso último comunicado :). Neste meio tempo viemos trabalhando duro para entregar uma nova análise de custos cloud e uso dos recursos – muito mais completa, detalhada e de fácil manejo.

No cenário econômico atual, onde é necessário destrinchar os custos para otimizar e economizar, esperamos trazer o conjunto de ferramentas completo para usar com o AWS.

Começamos com a reformulação completa no Dashboard principal da sua conta. É algo na linha do que já havia sido feito para os custos dos componentes (servidores, discos, bancos RDS, load balancers, DNS, etc). Confira os detalhes:

  • Resumo do mês – posição atual, comparativo com o mês anterior (ou qualquer outro mês que escolher), estimativa;
  • Média diária – dado que o número de dias do mês varia, comparar mês a mês pode não ser claro. Comparar a média diário é um bom indicador de performance de custos;
  • Evolução diária – custo dia a dia;
  • Evolução anual – histórico de 12 meses;
  • Detalhamento com Drill Down – margem de contribuição de cada item com possibilidade de clicar e avançar até o detalhe;
novo-billing-i

Há outras 2 visualizações além do dashboard resumido:

  • gráficos: evolução dia a dia, barras para custo diário e custo acumulado no(s) mes(es). Todas as figuras são exportáveis em JPG, PNG ou PDF ou ainda, os dados em CSV;
  • tabelas: dados crus que podem ser copiados para uma planilha externa e ajuda quem gosta de ‘números’.

Também foram disponibilizados 3 tipos de análises:

  • Produtos (default): começa em uma conta AWS e entra no detalhamento por produtos, regiões e detalhes como o ID do componente ou então do que é composto o custo;
  • Tags: começa nas tags definidas no relatório gerencial do AWS e entra no mesmo tipo de detalhamento: produtos, regiões, IDs, etc;
  • Multidimensional: análise flexível onde se definem as dimensões e cria-se o relatório de uso/custo que quiser.

Todas as análises pode-se gravar um filtro/relatório/alerta!

Vale notar que para todo e qualquer item do seu Cloud, você consegue gerar as análises e gravar os filtros: dashboard, gráficos e tabelas. Quer saber quanto gastou de backup ao longo do ano? Está dúvida como está o I/O do disco raiz do servidor que possui um banco de dados? Minha distruibuição CloudFront ABC está transferindo dados para quais lugares no mundo? O gasto da minha equipe está dentro dos custos associados as suas tags? Alguma surpresa este mês?

Lembre-se também que é possível criar um usuário dentro do Cloud8 com o perfil ‘finance’ que só tem acesso a análise de custos – ideal para quem cuida das finanças e os gestores!

Relatórios e alertas customizados 

Uma das solicitações mais comuns que recebemos é a geração de relatórios customizados além do relatório padrão que geramos e enviamos por email. Os cenários de negócio que podem ser atendidos são os mais corriqueiros: custos de tags, produtos, servidores individuais, etc. Departamentos, equipes e clientes também querem saber dos custos e as vezes não faz sentido abrir o custo geral ou então disponibilizar mais uma ferramenta entre tantas para o uso no dia a dia.

Para gerar o seu relatório e/ou alerta customizado, crie uma análise e em seguida, abrindo o menu de filtros, clique em “Gravar Novo”.

novo-billing-v

(note que já criamos mais relatórios além dos 3 tipos padrões)

Além de gravar o filtro, você já pode definir se quer receber o relatório e/ou alerta, a frequência e os limites – tanto de custo ou uso!

novo-billing-iii

Também é possível que um usuário crie relatórios que sejam vistos por todos os outros usuários.

Exemplos de cenários:
– alerta quando uso do bucket “ABC” ultrapassar 100GB;
– relatório da transferência diária de todos os servidores com a Tag “Cliente 123”;
– relatório semanal do uso de horas de todos os tipos (Ex: c3.large – X horas, m3.medium – Y horas, etc)

A necessidade e a criatividade são os limites!

Cadastro de logotipo e SMTP próprio

Aproveitando a nova capacidade de customização, disponibilizamos o cadastro de logotipo e o uso de um SMTP customizado para enviar seus próprios relatórios.

novo-billing-iv

Uma vez cadastrado o logotipo e o SMTP próprios, todas as referências ao Cloud8 somem (links, texto, etc). Se sua empresa presta serviços AWS para clientes, imagine que agora pode enviar comunicados com a sua marca!

Para o futuro, faremos com que todos os comunicados e alertas saiam com o seu logotipo. Aguarde ainda mais customizações de relatórios e insigths sobre os custos!

Obrigado

Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários