Search
Close this search box.

blog://post

[EKS/Kubernetes] Suporte a custos detalhados

[EKS/Kubernetes] Suporte a custos detalhados

Apresentando uma novidade bem importante e interessante a todos os clientes AWS que utilizam o EKS!

Com o aumento da utilização de containers, seja no ECS e agora no EKS, os custos rateáveis das instâncias individuais, antes facilmente identificados, migram para uma estrutura compartilhada o acaba dificultando (ou até mesmo impossibilitando) o novo entendimento dos custos categorizados por tags para fins de rateio, orçamento, alertas e outros fins.

Nesta nova atualização do Cloud8, conseguimos trazer os custos internos dos clusters Kubernetes gerenciados pelo EKS. Estes custos podem ser quebrados por nome do pod, namespace, service e/ou outras tags que porventura classifiquem a combinação de namespace + pod. Trazemos de volta a visibilidade perdida.

Os requisitos para esta visualização são simples:

  • habilitar o CloudWatch Logs Insights – note que utilizamos as ferramentas nativas e não exigimos que instalem aplicativos externos/estranhos ao que já utilizam;
  • permissão na credencial para leitura dos logs gerados.
  • e habilitar por cluster:

Os relatórios das tags são atualizados em todas as aplicações internas do Cloud8:

  • analytics com tags
  • reports tagged
  • alertas, budgets, relatórios, anomalias
  • tabela dinâmica/pivot table. Veja um recorte do relatório combinado cluster, namespace e pods

Nosso algoritmo faz o rateio das horas das instâncias (seja on demand, spot, instância reservada ou savings plans aplicados), discos, rede e backups, proporcional a alocação/consumo de cada pod. Também fazemos o rateio dos custos de logs e do data/control plane provisionado pelo próprio EKS.

Outra característica única é trazer o custo por cluster e a eficiência de alocação dos recursos, com indicador de porcentagem bem simples e direto. O mesmo é feito por instância.

Por fim, a outra boa novidade é que não há custos adicionais para usar este recurso dentro do Cloud8 e ele pode ser habilitado cluster a cluster conforme precisar. Monitoramos os custos do CloudWatch Logs Insights e pode acompanhá-lo dia a dia. Importante: o Cloud Watch Logs Insights é cobrado pelo AWS e é importante colocar um período de retenção. É possível acompanhar estes custos de cada cluster pelo Analytics e pelo relatório técnico de cada EKS.

Há várias novas ideias surgiram e novos relatórios e KPIs para implementarmos.

Dúvidas? Entre em contato!

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários