Search
Close this search box.

blog://post

Políticas de retenção para Backups, AWS Summit 2014

Políticas de retenção para Backups, AWS Summit 2014

AWS Summit 2014 – São Paulo

Gostaríamos de agradecer a todos que compareceram ao AWS Summit 2014! O Cloud8 foi mencionado como parceiro no case da Granbio durante o Keynote principal e contribuímos na palestra Armazenamento de alta disponibilidade com EBS falando sobre como o Cloud8 pode ajudar na gestão de backups.

Seguem as últimas novidades

Políticas de retenção para os backups

Implementamos e organizamos 3 políticas de retenção de forma bem flexível:

  • Não limpar;
  • Automática;
  • GFS;

A política de ‘não limpar’, como o nome diz, evita que o backup (AMI) e/ou snapshots sejam apagados. É ideal para imagens que serão utilizadas para o auto-scaling e não tem data para expirar ou backups-base que deseja manter por tempo indefinido.

A ‘automática’ é configurada quando se deseja criar uma retenção genérica como ‘apagar backups mais que antigos que 30 dias’ sem se preocupar com os detalhes dos backups de cada servidor. Há também a possibilidade de ter uma regra diferente para os backups copiados para outra região – afinal pode não fazer sentido na região de Disaster Recovery manter cópias antigas que nunca serão usadas e ter custos extras.

Dentro da ‘automática’ ainda, disponibilizamos o cadastro de uma Tag específica com o valor dos dias que deseja reter o backup/snapshot. Por exemplo, se criar uma tag ‘Cloud8Backup’ e colocar como valor 10, 15, etc, aplicaremos a retenção ‘Automática’ respeitando estes dias. As Tags dos seus AMIs e/ou Snaphots podem ser criadas por aplicações externas ao Cloud8 e nos encarregaremos de sincronizá-las e aplicar a retenção.

Um outro uso das Tags é ter uma retenção diferente somente para alguns servidores. Basta criar a tag nos servidores que desejar e os backups criados pelo Cloud8 (agendamento ou manual) passam a possuir esta tag e portanto respeitam a politica de retenção da Tag.

retention-2

Atendendo a um requisito ‘Enterprise’, criamos a política de retenção ‘GFS’. GFS é um acrônimo para ‘Grandfather-Father-Son’ e é basicamente uma forma de configurar uma retenção diferente por mês, semana e dia. No Cloud8 pode-se criar quantas políticas GFS desejar e aplicá-las a quaisquer grupos de servidores independente de suas contas AWS e região.

retention-3

Veja como ficou o agendamento de backup:

retention-1

Lembrando que quando se cria um backup/imagem ou um snapshot de um disco manualmente é possível definir a política de retenção.

Segurança, Openssl

Para quem não teve oportunidade de acompanhar, saíram novas vulnerabilidades do Openssl, depois do HeartBleed. Chequem a página de segurança do AWS e recomendamos aplicar em seus servidores.

Melhoria na análise de custos detalhada

No post passado havíamos anunciado a disponibilização da análise de custos em diversas dimensões. Pode-se livremente rankear dimensões e analisar os detalhes de todos os seus componentes ao longo dos dias e meses.

Os clientes notaram que especialmente nas visualizações de Tags, o AWS não consegue marcar todos os componentes. Para atender este requisito, o Cloud8 traz agora por default todos os dados. Aqueles que não tiverem valor para a tag/dimensão serão trazidos como “[Indefinido]”. Desta forma é possível determinar componentes que não tem Tag dentro do EC2, S3 e RDS e assim refinir ainda mais os seus custos!

retention-4

Outros

  • Logs de auditoria refletem criação e atualização das políticas de retenção e o motivo pelo qual um backup/snapshot foi apagado;
  • Atualização do componente que gera os gráficos;
  • Melhoria no enfileiramento de cópias de backups entre regiões, quando este número atinge dezenas de cópias simultâneas por cliente;
  • Suporte a centenas de domínios na aba de DNS;
  • BUG: em algumas situações o uso das instâncias reservadas do tipo Medium/Light Utilization era mostrado errado;
  • BUG: não era possível fazer uma cópia de imagem para outra região se ela tivesse sido compartilhada com outra conta AWS.

Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!

Obrigado!
Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários