/blog

Novidade: Suporte a VPC com backup e restore e criação de múltiplos servidores

O Cloud8 deu mais um passo para tornar a vida do usuário de Cloud da Amazon bem mais tranquila. Passamos a suportar, oficialmente, servidores que estão rodando em VPCs (Virtual Private Cloud).

Destacamos as novidades:

  • suporte a criação de servidores dentro uma VPC. Se já tiver VPC/Subnets criadas, basta escolher em qual deseja o criar o servidor;
  • suporte a restore de servidores que estão em uma VPC. O backup também guarda informação sobre as VPCs (assim como já guarda IP Elástico, Grupo de Segurança e Chave de Acesso) e o restore sugerirá restaurar na VPC/Subnet original. Para mais detalhes, veja o post sobre como gerenciar backup e restore;
  • suporte (transparente) aos 2 modos de execução do EC2: EC2-Classic e EC2-VPC. Você não precisa se preocupar se sua conta está em um destes ou então com modo híbrido ou até mesmo em regiões diferentes (A Amazon está convertendo as novas contas aos poucos e não são todas as regiões que possuem o novo EC2-VPC).

(se tiver mais curiosidade de saber o que são estes modos: http://aws.typepad.com/aws/2013/03/amazon-ec2-update-virtual-private-clouds-for-everyone.html)

blog-server-vpc-1

Com a capacidade de se fazer um backup de um servidor e recriá-lo em uma VPC, facilitamos a migração de quem desejar mudar sua estrutura do EC2 para uma VPC!

  • log de auditoria informa mudanças no VPC também:

blog-server-vpc-4

  •  suporte a IPs Elásticos dentro de uma VPC: criar novo IP, conectar e desconectar a um servidor (EC2 ou VPC), destruir IP. Ex:

blog-server-vpc-2

  • e finalmente, criação de mais de um servidor ao mesmo tempo (no EC2 Clássico ou em em uma VPC):

blog-server-vpc-3

Bom proveito!

Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Comentários