Search
Close this search box.

blog://post

Novidade da semana: Custos do cloud em detalhes

Novidade da semana: Custos do cloud em detalhes

Esta semana implementamos um relatório muito solicitado: quebrar os custos dos componentes por serviço. O Cloud8 já suportava mostrar o custo por serviço dentro dos totais e agora passa a detalhá-los por servidor, disco e banco de dados (RDS). Com isso você tem os custos do cloud em detalhes.

Para usufruir deste beneficio, primeiro é necessário verificar se sua conta no Cloud8 possui o que chamamos de ‘Billing Avançado’ habilitado.

Verifique na área dos custos o que o gráfico diz:

relatorio-billing-3

Se não estiver habilitado, você verá:

relatorio-billing-4

Ao clicar, será pedido o login e senha. Com isto, o Cloud8 se encarrega de fazer todas as configurações das preferências do Billing, sem se preocupar com as configurações avançadas que são requisitadas e maçantes de se realizar manualmente.

relatorio-billing-5

Nos relatórios diários passará a contar com as informações detalhadas. Em breve colocaremos os gráficos no painel.

relatorio-billing-2

Note que agora consegue verificar até quantos I/Os de disco consumiu e quanto está pagando por isto! Com posse destes dados, fica mais fácil planejar onde é possível economizar.

Se você quiser configurar os itens que quer ver neste relatório, é necessário que possua ‘tags’ nos servidores, discos e banco de dados. O Cloud8 usa por default a identificação dos componentes, mas se quiser criar as suas próprias tags como ‘Centro de Custos’, sinta-se à vontade. Depois de criar as tags, basta ir na página ‘Manage Cost Allocation‘ do Console e habilitar as tags que deseja utilizar.

Outras novidades nesta versão do Cloud8:

  • suporte ao billing do RedShift;
  • suporte ao billing de quem possui o Suport Business;
  • carregamento das imagens de Windows 2008, 2012 e SQL de Fevereiro/2013;
  • série de pequenos bugs e melhorias internas corrigidos

Bom proveito!

Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

 




Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários