Search
Close this search box.

blog://post

Load Balancer no agendador e novas instâncias C3

Load Balancer no agendador e novas instâncias C3

Load Balancer no Agendador

Além das tarefas de ‘Desligar servidor’, ‘Ligar servidor’, ‘Upgrade/downgrade’, ‘Backup’ e ‘Intervalo’, adicionamos mais 2 tarefas:

  • Conectar a um Load Balancer
  • Desconectar do Load Balancer

loadbalancer1

Quando se seleciona a tarefa de ‘Conectar a um Load Balancer’, somente aparecerão os LBs em que o(s) servidor(es) podem se conectar:

loadbalancer2

Se precisar conectar a mais de um Load Balancer, basta criar um novo agendamento.

Para a tarefa de ‘Desconectar do Load Balancer’, serão desconectados todos os LBs relacionado ao(s) servidor(es).

Casos de uso:

  • ambiente de homologação que usa Load Balancer. Para fins de economia e para se desligar corretamente os servidores de um ambiente de testes, basta desconectar ao Load Balancer e em seguida parar o servidor;
  • ambiente de produção. Caso deseje desligar servidores em produção ou fazer downgrade/upgrade, a conexão/desconexão permite que economize sem retirar o ambiente do ar. Exemplo: se tiver um LB e 2 servidores, pode escalonar um ‘desconectar ao LB’ -> ‘upgrade/downgrade’ -> ‘conectar ao LB’ com 2 agendamentos separados em, digamos, 30 minutos. Assim seus usuários não perceberão que os servidores foram rebootados (isto é, trocaram de tamanho).

E logicamente, integramos ao log de auditoria as mudanças de conexão e desconexão dos servidores 🙂

Instâncias C3 e organização na criação de servidores

O novo tipo de instância C3 – CPU de alta performance – foi adicionado ao Cloud8. Estas instâncias são novas no AWS e tem um custo/benefício melhor que as antigas m1/c1. Recomendamos que todos façam testes e avaliem a possibilidade de usá-las.

Uma das inúmeras características do Cloud8 é a criação de novos servidores. Além de agrupar as opções por funcionalidades, deixamos mais transparentes os custos por hora e organizamos os tipos de instâncias. No wizard, a opção em que seleciona o tipo de servidor ficou mais informativa:

loadbalancer3

Outros

  • Atualizamos todos os preços/tipos das instâncias – aparecerão na criação de servidor e no relatório de uso dos servidores;
  • No email de agendamento de upgrade/downgrade mostramos a mudança de tamanho: anterior -> novo;
  • Os avisos de subutilização das instâncias reservadas passam a ser enviados nos dias 7, 14, 21 e 28;
  • É possível customizar para quem serão enviados os avisos das instâncias reservadas.

Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!

Obrigado!
Equipe Cloud8

Conheça o Cloud8! Acesse nossa calculadora e simule o seu cenário, ou crie sua conta para um teste de 15 dias sem compromisso clicando aqui.

Compartilhe esse texto:

EXPERIMENTE por 15 dias

Comentários