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Importação de chave privada, melhorias no agendador, limpeza de backups copiados

Gestão de chaves privadas

O Cloud Computing AWS possui o recurso de se criar chaves privadas para acessar os seus servidores. E uma vez criada, passa a ser responsabilidade do cliente guardá-la de forma segura e garantir que não irá perdê-la (ainda assim é possível acessar o servidor, mas via um artifício que já publicamos).

O Cloud8 já permitia guardar a chave quando esta era criada pelo painel. Agora criamos o recurso de se importar uma chave privada (arquivo .PEM) e armazená-la seguramente no painel. Também é possível importar uma chave nova que não existe no AWS e que pode ser usada posteriormente para se criar novos servidores!

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Confira alguns cenários para a gestão das chaves:

  • Inventário das chaves de todas as contas AWS em único lugar e protegidas por senha;
  • Utilizar a mesma chave em todas regiões. Assim não precisa mais gerenciar diversas chaves só por que possui servidores em mais de um local;
  • Utilizar a mesma chave entre várias contas AWS;
  • Para quem está fazendo a cópia de backups entre regiões seria interessante replicar as chaves para todas as regiões. E assim, se necessário durante o procedimento de disaster recovery, ter a capacidade de usar as mesmas chaves originais;
  • Usar chaves legadas – vinda de outro provedores/sistemas;

Nota: quando se acessa um servidor pelo painel do Cloud8, a chave privada é passada para o aplicativo externo de SSH. Portanto não aconselhamos delegar o acesso a servidores para terceiros pois a chave pode ser interceptada. Este recurso de gestão não é para compartilhamento de chaves com terceiros.

Melhorias no agendador

O agendador é sem dúvidas um das ferramentas mais usadas por nossos clientes. A economia financeira que ele traz e a automatização de tarefas rotineiras são os principais benefícios. Por conta disto, sempre estamos aprimorando as funcionalidades e melhorando disponibilidade e redundância. Desta vez, melhoramos a tarefa de ‘Ligar um servidor’. Agora é possível dizer o número de tentativas que o Cloud8 fará caso o servidor não ligue.

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Caso esteja se perguntando por que um servidor não liga, existem algumas situações, felizmente muito raras, em que o servidor pode não ligar. Entre elas, está a disponibilidade de instâncias. Por exemplo, com o recente lançamento das instâncias de nova geração (M3), a procura mundial por elas foi intensa e alguns clientes quando tentavam criá-las, recebiam mensagens de que não havia disponibilidade e que era necessário aguardar. Se este cenário (agora a Amazon já regularizou a oferta) ocorrer durante um agendamento, a retentativa de religar o servidor pode ajudar a não ficar com o servidor desligado.

Nota: ao iniciar um servidor, o Cloud8 já associa automaticamente o último IP Elástico. Assim não precisa se preocupar em manter um catálogo paralelo.

Limpeza automática de backups customizada para as cópias

O Cloud8 possui uma ferramenta de limpeza automática de backups bem flexível. Adicionamos a opção de que quando o backup for uma cópia vinda de outra região, o número de dias para mantê-lo pode ser diferente.

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Cenários de uso:

  • Pode-se desejar manter somente as cópias mais recentes. Assim se economiza;
  • Ter uma política de arquivamento de cópias. Copiam-se os backups uma vez por semana para uma outra região e ativa-se a limpeza somente os mais antigos que 30 dias por exemplo.

Nota: se não quiser apagar o backup de forma alguma, o Cloud8 possui o recurso de ‘Proteção contra limpeza agendada’. Ao ser acionada, a limpeza irá ignorar este backup e não irá apagá-lo. Isto é útil para imagens usadas no Auto-Scaling e em backups estratégicos.

Outros

  • Em determinados tipos de agendamentos com várias tarefas, caso ocorra erro em alguma dela, não interrompemos mais o agendamento;
  • Ao se cadastrar múltiplos emails em alertas, relatórios, agendamentos, etc, só aceitavámos vírgula. Agora aceitamos ponto e vírgula também;
  • Log de auditoria informa se backup foi feito com ou sem reboot do servidor.

Possui sugestões ou críticas? Não deixe de nos contactar!

Obrigado!
Equipe Cloud8

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