Painel de controle agregador

O painel do Cloud8 foi construído com a idéia de expandir a sua experiência com o Cloud Computing da Amazon.

A intenção, sejamos claros, não é substituir o excelente console que a Amazon disponibiliza para quem usa o AWS. O propósito do painel é agregar funcionalidades, automatizar tarefas e trazer ‘hidden gems’ (as jóias escondidas) que são pouco divulgadas ou então ainda não são suportadas pelo console e somente funcionam via API.

A primeira funcionalidade que pensamos foi a de colocar todos os datacenters na mesma interface. Assim você pode visualizar todos os seus recursos contratados em único lugar. A grande maioria dos clientes utiliza pelo menos 2 datacenters: Estados Unidos e Brasil. Estados Unidos pelo melhor custo e Brasil pela latência de rede. Por exemplo, nos EUA ficam os sistemas maiores com servidores mais parrudos e no Brasil os sites institucionais ou sistemas que exigem uma resposta mais rápida ao cliente final, como serviços de comércio eletrônico. Mas nada impediria de configurar toda a sua infraestrutura em uma única localidade.

A segunda funcionalidade foi a de agregar diversas contas no mesmo painel. Os casos de uso típicos são:

  • agências digitais e revendas que administram diversos clientes;
  • empresas que possuem 2 contas – produção/desenvolvimento ou corporativo/uso pessoal;
  • diversos departamentos de uma mesma empresa, cada um com sua conta.

E é imediato visualizar o massivo ganho de produtividade e de controle de segurança ao se administrar tudo de uma vez.

Também queremos destacar outras funcionalidades que o painel possui. Siga os links para mais detalhes:

E ainda tem uma série de pequenas funcionalidades que agilizam o dia a dia! Iniciar um servidor com o IP Elástico associado, acesso via SSH ou RDP direto pelo navegador, proteção de servidores contra terminação acidental, etc.

Fique à vontade para explorar o painel!

Tags: ,