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Conceitos

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Credenciais

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Melhores Práticas

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MSP

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Primeiros Passos

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Serviços

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Troubleshooting

  • Como é calculada a estimativa de custos cloud?
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  • Suspensão de conta no AWS: dicas e o que fazer
  • Criei um grupo de segurança pelo console do AWS e ele ainda não aparece no Cloud8
  • Exportei o relatório de uso de servidores cloud. O que significam os campos?
  • O Cloud8 e a Amazon não monitoram a memória do meu servidor cloud?

Tutoriais

  • Processador de Notificações S3 Lambda (deploy via CLI)
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FinOps: Tags / Labels / Resource Groups 

Objetivo  #

O tagueamento dos componentes técnicos possui diversas utilidades. O uso imediato é usar para a documentação, já que a tag é um metadado. Pode-se usar tags para cadastrar o dono do componente, permissões, alguma observação e até mesmo parâmetros que um script externo utilizaria. Do ponto de vista de FinOps, a tag é usada para criar classificações e realizar showback e chargeback de custos com sentido de negócios. Este documento descreve as melhores estratégias e cuidados que se deve ter dentro de sua arquitetura técnica com os objetivos de FinOps, bem como melhor utilizar o Cloud8 para atingir este objetivo. 

Casos de Uso / Oportunidade  #

É muito mais comum olhar os custos do cloud sob o ponto de vista técnico. Entender os serviços com toda a sua complexidade técnica, olhando os itens, IDs que mais custam e procurar ações que possam reduzir estes custos encontrados. 

Mas se não pode esquecer que há uma oportunidade de se olhar para os custos como negócios e trazer visibilidade e gestão além do lado técnico. A aplicação correta de um processo de negócios e constante monitoração trará benefício enorme para os envolvidos. 

Exemplo de caso de uso #

Alinhamento com budgets de negócios. Suponha que no começo do ano foram definidos budgets para todos os centros de custos da empresa. O departamento responsável pela gestão do Cloud, poderia/deveria definir um processo de geração de tags em todos os componentes. Em seguida, como acompanhar a evolução dos budgets e desvios, bem como garantir que o dinamismo das mudanças dos ambientes não desvirtue a configuração geral com componentes não tagueados ou com tags erradase mal classificadas. 

Nos relatórios dos budgets, seria possível mostrar o que cada “centro de custos” (além do próprio centro de custos de TI) consumiu de recursos. Por exemplo, parte do custo foi para Marketing, Produto A / B / C, Inovação, outra parte custo interno de TI e assim por diante. Desdobramentos benéficos deste cenário: 

  • O departamento financeiro decide se este rateio de custos é repassado ou não para os respectivos responsáveis; 
  • TI adquire uma visão do que é custo ‘puramente’ de TI – suporte, ambiente de desenvolvimento, etc; 
  • Custo de inovação pode ser medido à parte; 
  • Custos de marketing como campanhas, picos de uso de infraestrutura, transferência de dados, etc ficam mais claros e rastreáveis; 
  • Desvios de budgets são mais facilmente explicáveis. No fim do período, os desvios são contabilizados de forma independente. Ex: meu budget no centro de custo “ti” de US$ 10.000,00 foi OK, mas houve US$2.000,00 no centro de custos  “inovação” não previsto e alinhado com o departamento XPTO demandante; 
  • Enfim, TI torna-se parceira da área de negócios. 

Conteúdo – Tags / Labels / Resource Groups #

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Finops, Label, Relatórios, Resource Groups, Tag
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