O tagueamento dos componentes técnicos possui diversas utilidades. O uso imediato é usar para a documentação, já que a tag é um metadado. Pode-se usar tags para cadastrar o dono do componente, permissões, alguma observação e até mesmo parâmetros que um script externo utilizaria. Do ponto de vista de FinOps, a tag é usada para criar classificações e realizar showback e chargeback de custos com sentido de negócios. Este documento descreve as melhores estratégias e cuidados que se deve ter dentro de sua arquitetura técnica com os objetivos de FinOps, bem como melhor utilizar o Cloud8 para atingir este objetivo.
É muito mais comum olhar os custos do cloud sob o ponto de vista técnico. Entender os serviços com toda a sua complexidade técnica, olhando os itens, IDs que mais custam e procurar ações que possam reduzir estes custos encontrados.
Mas se não pode esquecer que há uma oportunidade de se olhar para os custos como negócios e trazer visibilidade e gestão além do lado técnico. A aplicação correta de um processo de negócios e constante monitoração trará benefício enorme para os envolvidos.