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FinOps: Tagged / Untagged

Tão importante quanto cadastrar Tags em todos os componentes (o que for possível) é saber o que não está com Tags. O Cloud8 possui recursos para investigar as tags e descobrir o que não possui Tags

Visualização de Untagged – FinOps Analytics  #

Criamos uma opção dentro do relatório de Tags em FinOps Analytics chamada “Untagged”.  Ao marcá-la, consegue visualizar os recursos que não possuem tag, sem sair do contexto analítico. Trazendo o “Untagged”, você tem acesso aos mesmos relatórios e alertas descritos anteriormente. 

Isso pode responder perguntas como (e ser notificado): 

  • Quanto do produto NomeDoProduto não possui a Tag “enviroment”? 
  • Quais os IDs do componentes que não foram taggeados com a Tagcentrodecustos”?  

Note que este relatório é exploratório, que traz produto a produto. Se desejar trazer tudo de uma vez, veja o próximo item que ensina como trabalhar com tags em massa. 

Relatório Online Untagged – FinOps Apps  #

Na aplicação “FinOps – Apps”, selecione a aba “Untagged”. Selecione o conjunto de Tags que quer investigar e clique em “Filtrar”. 

A Plataforma Cloud8 trará os resultados divididos em dois grupos: 

  • Primeiro grupo: Produtos / Serviços que não suportam Tags. Note que são serviços genéricos como ‘Suporte’, serviços não consumidos como instâncias reservadas, envio de e-mail e serviços técnicos (CloudTrail, requisições de IDs que não existem em S3, Dynamo, etc). No caso de Azure, pode ser instâncias reservadas (não possuem Resource Groups também). Aqui trazemos o total do mês. Neste grupo, pode aplicar uma regra de três com pesos para fazer o rateio, dividir entre áreas ou assumir que este custo é um custo de TI
  • Segundo grupo: Produtos / serviços que suportam Tags, mas não possuem as Tags escolhidas. Trazemos o custo do mês inteiro ou o custo das últimas 48 horas. A ideia é – uma vez que acertar as Tags e rodar este relatório no próximo dia – o componente ajustado não deve mais aparecer nesta lista (lembrando que os provedores não aplicam as Tags retroativamente – o Cloud8 pode ajudar a corrigir este cenário, veja mais a seguir); 

Para o mês atual, há a opção de trazer o custo não rateável do mês inteiro ou somente os últimos 2 dias. A opção de últimos 2 dias permite que acompanhe as Tags. Caso tenha inserido as Tags no meio do mês, após alguns dias / horas elas não deverão mais aparecer neste relatório.  

Relatório agendado de Untagged  #

Caso queira receber automaticamente os componentes que não possuem tags, pode criar um relatório agendado. 

Vá no Automações e na lista “Componentes”, selecione “Relatórios”. Crie um evento para o provedor em questão e escolha o conjunto de Tags que quer monitorar bem como a frequência de recebimento. Sugerimos, por exemplo, agendar um relatório todas as segundas à tarde que conterá um CSV dos componentes sem as Tags. Neste relatório, você também pode escolher uma ou mais tags, assim no relatório de “FinOps Apps”.  

Relatório Online Tagged – Custos Apps  #

Na aplicação “FinOps – Analytics”, selecione a aba “Tagged”. Selecione o conjunto de Tags que quer investigar e clique em “Filtrar”. 

O Cloud8 trará todos os componentes que possuem o conjunto de tags escolhidas. Você pode exportar em CSV. No caso do Azure trazemos os Resource Groups e para Oracle OCI, os compartimentos. 

Tags retroativas #

Uma vez que crie ou modifique uma Tag para um componente, os provedores não retroagem a classificação. Ao não taguear o passado, haverá lacunas e o rateio histórico não terá dados para estes componentes recém tagueados

Caso precise retroagir, o Cloud8 dispõe de duas opções na configuração dos custos para o provedor. Veja como habilitar: 

Com uma destas opções ligadas, toda a Tag nova ou modificada é automaticamente propagada para o histórico passado do componente, aparecendo no próximo ciclo de custos e sendo removido do relatório de ‘untagged’ do mês / período em questão. 

A segunda opção de preencher somente o mês atual resolve o caso onde começou a (re)padronizar as Tags no meio do período e gostaria de preencher as lacunas somente deste mês, sem sobrescrever o histórico. Esta opção também resolve casos em que há uma demora de se definir as Tags de um componente e ele fica sem dados por algumas horas ou dias. Sobrescrevendo o mês atual, se garante que não haverá estas lacunas. 

Tags faltantes – como preencher o histórico  #

Como descrevemos anteriormente, é possível preencher as Tags retroativamente, uma vez que crie uma nova Tag para um componente já existente. Mas o que fazer com os componentes que não existem mais? Ou componentes que não podemos sobrescrever as Tags e usar o método retroativo geral? 

Neste cenário, provemos uma ferramenta de exportação de um CSV de todos os componentes que não possuem uma ou mais Tags à sua escolha. Após completar o CSV, basta fazer o upload que o sistema completará as Tags retroativamente. 

O CSV contém informações do provedor (se estiver trabalhando com uma organização, trazemos todas as contas filhas com o critério de busca aplicado), região, IDs dos componentes, informações complementares como nome e se está conectado a outro componentes (ex: discos), custo total no mês e última data que houve algum custo. Estas informações o ajudarão a priorizar e preencher melhor as tags faltantes. Importante: não é obrigatório fazer o upload de todos os dados. Você pode escolher priorizar os componentes mais custosos e subir uma planilha somente com eles. 

O CSV trará as informações de componentes / itens que não suportam tags no provedor origem e os componentes que não possuem tags. Somos capazes de emular uma tagueamento nos itens que não suportam Tags. Por exemplo, envio de e-mail no AWS (SES) não suporta Tags, mas você pode usar um item da planilha que o representa (Recipients-EC2) e associar os nomes / valores que desejar. Todos os reports posteriores ficarão consistentes. 

Aplicando a opção de “aplicar as Tags e modificar componentes do cloud”, o Cloud8 irá efetivamente adicionar / modificar as Tags diretamente no provedor. Você pode usar esta opção para taguear em massa. Lembre-se que a credencial deve ter permissão para estas ações. Atualmente só conseguimos fazer o tagueamento em massa no AWS e no Azure. 

Já a opção de “aplicar indefinidamente nos próximos meses” permite que automaticamente apliquemos as configurações escolhidas sem que precise entrar todo o mês e refazer o processo. Este caso é especialmente utilizado quando o componente não suporta Tags (como explicado anteriormente), como por exemplo, todo o envio de email, quero classificar com a Tagcentrocusto=infra”. Uma vez configurada para um mês e marcada esta opção, os próximos meses já são preenchidos. 

É importante selecionar as Tags na lista. Não é possível usar “Nenhuma das Tags” pois precisamos que o CSV baixado tenha os cabeçalhos (marcações) e colunas para você preencher as tags.  

Nota: dependendo do tamanho da sua conta, este CSV pode ter milhares de linhas. Você pode dividir este arquivo em partes e subir aos poucos. Também fique à vontade em aplicar todo o conhecimento de Excel, macros, fórmulas, para preencher o CSV antes de reenviá-lo! 😊 

Busca de Tags na lista de componentes  #

As listas de componentes que possuem a coluna ‘Tags’ seja para visualzação ou exportação de inventário suportam busca customizada. A sintaxe para busca é: 

  • Busca por nome da tag: “Produto” 
  • Busca por valor: “=mobile” 
  • Busca por nome diferente (untagged): “!Produto” 
  • Busca por valor diferente (untagged): “!=mobile” 
  • Combinação de valor e nome: “Produto=mobile”, “Produto!=mobile”, “!Product!=mobile”, “!Product=mobile”, “!=mobile”, “!Product”