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FinOps: Relatórios, Alertas e Budgets 

Pelo Cloud8, na aplicação é possível ver os custos rateados por Tags / Label / Resource Group

Budgets por provedor / produtos / Tags – FinOps Apps  #

Clique em “FinOps Apps” e em seguida selecione na aplicação “Budgets” 

Você pode definir um budget rapidamente para um produto ou tag de negócios 

Configurações flexíveis:  #

  • Definição do budget para a cada Tag / valor; 
  • Seleção de múltiplos itens; 
  • Método do budget: custos fixos (diário ou mensal), estimados, variação porcentual em relação ao mês anterior; 
  • Notificações – email / slack / SNS; 
  • Frequência de notificação: todos os dias, somente quando ultrapassar, única vez; 
  • Valores por mês para facilitar visualização e estimativas; 
  • Relatório mostrando se budget está em linha ou não (verde / vermelho); 
  • Preview – à medida em que se altera os budgets, já visualiza em tempo real como ficam os alertas; 
  • Gráficos comparativos de valor orçado vs valor realizado; 
  • Gráfico com valores de desvio – positivo ou negativo – OK ou estourado; 
  • Exportação dos gráficos; 
  • Cadastro retroativo dos valores de budgets fixos para fins de histórico e migração de budgets para dentro do Cloud8; 
  • Funciona com qualquer provedor de Cloud e Unidades de Negócios. 

Exemplo de casos de uso que atendemos:   #

  • Notificar os e-mails A / B / C sempre que o budget da Tagcentrocustos: A1B2C3” ultrapassar 10% do mês anterior em Reais; 
  • Notificar slack #budget somente quando o budget ultrapassar o valor estimativo fixo de R$10.000,00; 

Budgets por qualquer item detalhado dentro do MultiCloud  #

Clique em “FinOps Analytics” e selecione o ícone de relatórios no menu direito superior. 

Selecione os nós da arquivo hierárquica à direita e caso queira criar um budget para uma tag com Nome / Valor como “equipe”:”tecnologia”, clique em “Gravar budget” neste menu. 

Destaques:  #

  • Selecione múltiplos nós e opte por receber um relatório / alerta / budget agrupado ou individual; 
  • Defina alertas de custos – se ultrapassar um determinado valor; 
  • Defina alertas de estimativa – se continuar no ritmo de consumo, no fim do mês será ultrapassado este valor; 
  • Defina até 3 valores para acompanhar; 
  • Defina uma integração para notificar além do email (ex: SMS, Slack, Bots, etc); 
  • Se tiver o Slack configurado no Melhores Práticas, ele aparece como uma integração e está pronto para ser utilizado;
  • Botão preview permite visualizar o alerta / relatório sem precisar esperar que seja disparado.

Pivot Table / Tabelas dinâmicas  #

Um recurso bem interessante e poderoso implementado na plataforma é a criação de relatórios por meio das tabelas dinâmicas. 

Em “FinOps – Apps” -> “Reports”, você pode montar uma visão de Linhas x Coluna com a dimensões técnicas e de negócios (Tags) que escolher: Provedor, Categoria técnica, Região, Período, Tags, etc. 

Clicando nos campos, você define filtros. Finalmente, pode exportar para uma planilha exatamente o que se vê e outros formatos como CSV e HTML.