Pelo Cloud8, na aplicação é possível ver os custos rateados por Tags / Label / Resource Group.
Budgets por provedor / produtos / Tags – FinOps Apps #
Clique em “FinOps Apps” e em seguida selecione na aplicação “Budgets”
Você pode definir um budget rapidamente para um produto ou tag de negócios
Configurações flexíveis: #
- Definição do budget para a cada Tag / valor;
- Seleção de múltiplos itens;
- Método do budget: custos fixos (diário ou mensal), estimados, variação porcentual em relação ao mês anterior;
- Notificações – email / slack / SNS;
- Frequência de notificação: todos os dias, somente quando ultrapassar, única vez;
- Valores por mês para facilitar visualização e estimativas;
- Relatório mostrando se budget está em linha ou não (verde / vermelho);
- Preview – à medida em que se altera os budgets, já visualiza em tempo real como ficam os alertas;
- Gráficos comparativos de valor orçado vs valor realizado;
- Gráfico com valores de desvio – positivo ou negativo – OK ou estourado;
- Exportação dos gráficos;
- Cadastro retroativo dos valores de budgets fixos para fins de histórico e migração de budgets para dentro do Cloud8;
- Funciona com qualquer provedor de Cloud e Unidades de Negócios.
Exemplo de casos de uso que atendemos: #
- Notificar os e-mails A / B / C sempre que o budget da Tag “centrocustos: A1B2C3” ultrapassar 10% do mês anterior em Reais;
- Notificar slack #budget somente quando o budget ultrapassar o valor estimativo fixo de R$10.000,00;
Budgets por qualquer item detalhado dentro do MultiCloud #
Clique em “FinOps Analytics” e selecione o ícone de relatórios no menu direito superior.
Selecione os nós da arquivo hierárquica à direita e caso queira criar um budget para uma tag com Nome / Valor como “equipe”:”tecnologia”, clique em “Gravar budget” neste menu.
Destaques: #
- Selecione múltiplos nós e opte por receber um relatório / alerta / budget agrupado ou individual;
- Defina alertas de custos – se ultrapassar um determinado valor;
- Defina alertas de estimativa – se continuar no ritmo de consumo, no fim do mês será ultrapassado este valor;
- Defina até 3 valores para acompanhar;
- Defina uma integração para notificar além do email (ex: SMS, Slack, Bots, etc);
- Se tiver o Slack configurado no Melhores Práticas, ele aparece como uma integração e está pronto para ser utilizado;
- Botão preview permite visualizar o alerta / relatório sem precisar esperar que seja disparado.
Pivot Table / Tabelas dinâmicas #
Um recurso bem interessante e poderoso implementado na plataforma é a criação de relatórios por meio das tabelas dinâmicas.
Em “FinOps – Apps” -> “Reports”, você pode montar uma visão de Linhas x Coluna com a dimensões técnicas e de negócios (Tags) que escolher: Provedor, Categoria técnica, Região, Período, Tags, etc.
Clicando nos campos, você define filtros. Finalmente, pode exportar para uma planilha exatamente o que se vê e outros formatos como CSV e HTML.