Imagem ou Template de servidor cloud

Uma imagem ou template de servidor cloud é uma cópia que contém todos os arquivos e funcionalidades necessárias para este servidor funcionar. Ela pode ser restaurada em um novo servidor e desta forma ‘clonar’ toda esta séria de funcionalidades.

Uma imagem pode ser pública ou privada. As imagens públicas são fornecidas pela Amazon ou outras empresas que previamente criaram configurações de servidores e as disponibilizaram em uma “biblioteca” pública. Já as privadas são as imagens que você irá criar e que estão disponíveis somente dentro da sua conta.

Principais usos de uma imagem:

  • backup. Muito fácil de criar um, sem precisar de aplicativos e serviços internos.
  • servidor para ser clonado. Ex: você revende um sistema e possui várias configurações e versões. Toda vez que um cliente pedir o sistema A na versão X, basta pegar uma imagem e criar um servidor a partir dela.
  • laboratório. Armazenar configurações de servidores em pontos para se testar depois. Ex: se você pegar um bug em um sistema em produção e não consegue reproduzir em desenvolvimento, pode-se criar uma imagem de produção e em seguida um novo servidor clone somente para debugar.

A Amazon recomenda sempre que se pare o servidor e em seguida se crie a imagem/backup para garantir a integridade dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*